quinta-feira, 8 de maio de 2014

Como ferramenta estratégica na eficiência organizacional;

DO FORDISMO A ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL

O fordismo nasce dos princípios do controle taylorista do trabalho, produção em longa escala, e a manutenção onde o sistema de rendimentos permite que os trabalhadores possam consumir os produtos produzidos por eles.
            No final da década de 60 esta concertação começou a dar sinais de exaustão mudanças econômicas, sociais e políticas abriram caminho para a fixação da chamada acumulação flexível, caracterizada por: instabilidade; manutenção de desemprego estrutural; fortalecimento do subemprego e de regimes instáveis de trabalho; dilapidação do poder sindical; aceleração do ritmo de inovação do produto com redução do ciclo de vida da mercadoria; focalização de nichos e produção em escalas menores; entre outros fatores.

DEFINIÇÃO DE PAPÉIS
Uma empresa não pode ser considerada apenas como uma produtora de bens de consumo ou serviços, mas como alguém que tem um papel sócio cultural  que compreende as seguintes características:
      Geração de emprego;
      Incentivo ao desenvolvimento de ciência e tecnologia;
      Elaboração de processos e estratégias.

COMUNICAÇÃO: FUNÇÃO BÁSICA E RESULTADOS

Segundo Maria Alzira (2010,P.82) “ ... A comunicação dentro da empresa contribui para a definição de metas e objetivos, além de possibilitar a integração e o equilíbrio entre seus componentes.
            As empresas não são isoladas do mundo exterior dependendo de fatores extras para poder sobreviver. Por isso as empresas devem sempre estarem atentas a três grandes sistemas:
      O sociopolítico, que envolve valores da sociedade e politicas para o meio ambiente;
      O econômico industrial, que compreende os padrões de competição e as leis do mercado;
      Microclima interno das organizações, que define normas e políticas das operações empresariais.

Tecnologia Empresarial
A comunicação dos homens entre si, entre os homens e as máquinas, e entre as máquinas, é uma via de pesquisa em plena expansão em diversas áreas do conhecimento. Um número cada vez maior de meios de comunicação é colocado à disposição das organizações para tornar possível a troca de informações, no tempo e no espaço, tanto no âmbito interno, quanto no âmbito externo das organizações.

Nos dias atuais, com a globalização da economia e com um número cada vez maior de meios de comunicação disponíveis às organizações para a troca de informações, todos devem estar convencidos da necessidade das empresas de se organizarem e de se comunicarem.
A função da comunicação na empresa é promover consentimento e aceitação. Para tanto, é necessária uma estrutura de coordenação que possibilita:
èCapacidade de responder com rapidez e adequação às contingências, ameaças e riscos;
èHomogeneidade da linguagem;
èHarmonia na preservação dos códigos visuais e escritos;
èSinergia;
èRacionalização dos processos financeiros e administrativos;
èDistribuição ordenada de tarefas;
èMelhor direcionamento da mensagem e seleção de veículos adequados de comunicação.

OBJETIVOS DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

      Entre os objetivos da comunicação empresarial, salienta: conscientizar a opinião pública de que a empresa é excelente “cidadã” tanto do país quanto da comunidade, em que atua, e se esforça ao máximo para contribuir para a obtenção do bem-estar psicossocial da comunidade e dos indivíduos.

COMUNICAÇÃO EFICAZ E EFICIENTE

      A comunicação completa e eficaz, entendida como o fornecimento ou troca de informações, ideia e sentimentos, através de palavras, escrita ou oral, ou de sinais.
       Uma boa organização deverá possuir um sistema de comunicação eficiente. É de considerar que muitos acertos, enganos, distorções são cometidos porque as comunicações dentro das empresas são mal compreendidas.

Comunicações Estratégicas
      A comunicação Empresarial define-se como uma atividade sistêmica, de caráter estratégico. Tem como objetivo criar, manter ou mudar para favorável (se for negativa) a imagem da empresa junto a seu público.
      Não basta ter um site interativo e um patrocínio de um evento de grande repercussão, mesmo que seja relevante isto não definem uma comunicação estratégica. Ela acontece quando toda a organização é capacitada a participar.
      Empresas que só praticam comunicação no nível de gerência não praticam comunicação estratégica. A implantação de uma comunicação estratégica exige planejamento, o que implica, na articulação com o processo de gestão, metas a curto, médio e longo prazo e avaliação constante do processo de comunicação que é posto em prática dentro dela.

FLUXO DAS COMUNICAÇÕES

Determinam o caminho percorrido pelas mensagens
Desde o que saem do emissor até chegar ao receptor na
Direção vertical  ou horizontal.
Direção Vertical
Fluxo descendente       

As mensagens , instruções, diretivas, procedimentos e metas saem dos cargos de nível hierárquicos mais altos, para os níveis mais baixos.
Fluxo ascendente           
As mensagens em geral – anseios, expectativas , resultados, sugestões saem dos cargos de níveis hierárquicos inferiores para os superiores.

Rede e canais
Nas empresas funcionam duas redes de comunicação: a Formal  e a Informal. Na primeira circulam as mensagens oficiais, e na segunda circulam todas as mensagens consideradas inadequadas para a circulação.
A eficiência de uma empresa pode ser avaliada considerando- se seus procedimentos internos relacionados à produção e também sua relação com o sistema externo. Dessa ótica, uma empresa será reconhecida como eficiente se devolver à sociedade os bens e serviços com qualidade proporcional à energia que dela retirou.

Sinergia
É mais difícil avaliar a eficácia e a eficiência na comunicação por ela ser um processo subjetivo e complexo. Entretanto quanto menor a perca de informações consideramos determinantes para a eficácia sendo eles: o ambiente, o tipo de mensagem, o público , os veículos utilizados.

A sinergia  na comunicação implica:
      Diminuição de custos,
      Maior rapidez nas respostas.

Rádio Peão
É o meio de comunicação complexa , informal e muito eficiente, pela qual circulam as mais variadas informações, notícias e rumores de interesses dos funcionários, não importando de sua hierarquia, formação profissional ou status.

Devemos ressaltar:
  1. Ela é criteriosa.
  2. Frequentemente, trata dos mesmos assuntos que os canais formais de circulação dentro da empresa estão tratando.
  3. Se a empresa omite ou fornece informação contraditórias, certamente a Rádio Peão terá bastante oportunidade para especular.
  4. É a forma de comunicação que compreende conteúdos relativos ao cotidiano da administração. Atende as áreas de planejamento e às estruturas técnico - normativas, e objetiva de orientar, atualizar, ordenar o fluxo das atividades funcionais.
  5. Ruídos :Excesso de informação; Inadequação da linguagem;
  6. Aperfeiçoar as comunicações administrativas :
*Há excesso de informações informais, fofocas, que impedem o desenvolvimento do trabalho?
 *Há retenção de informação para preservar poder? Gerentes / direção.

Comunicação Social

      A área da comunicação social dentro das empresas compreende a comunicação em massa, como jornais, revistas, rádio, televisão. Em geral, a comunicação social ocupa-se de jornalismo empresarial, acessória de imprensa, relações públicas, marketing cultural e eventos, publicidade institucional e comercial, identidade visual.
      Dentro do conceito de comunicação social, são de considerar comunicação interna e a comunicação externa.

Comunicação Interna

      No âmbito das emoções, as comunicações internas têm um grande serviço a apresentar: Estimular, integrar, criar um clima organizacional favorável, integrar áreas, departamentos, gerências e promover o sucesso pessoal.
      No âmbito racional, as comunicações internas devem se ocupar da consecução das metas da empresa.
      A ineficácia das comunicações internas está ligada com a ausência de uma proposta de valor:
*  Precisamos sempre estar atentos a atender as necessidades dos consumidores, precisamos aumentar nossa capacidade de percepção do que eles estão querendo;
*  O respeito entre colegas na nossa organização é primordial para uma boa relação e uma boa comunicação.

      É responsável pela imagem da empresa no mercado. Ela tem em vista a opinião pública.
      SAC : Cruza as  informações dos consumidores com da organização gerando feedbacks que servem para monitorar a imagem da organização.
      TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: Um dos meios mais utilizados modernamente para comunicação empresarial é a Internet.
      A área da editoração e identidade visual, comum as comunicações externas, ocupa-se de planejar e desenvolver materiais impressos e dar-lhes um padrão que projete positivamente a imagem da empresa exemplos, emails, relatórios, catálogos, manuais, comunicados , folders, cartões de visita.

Comunicação Oral

      As comunicação oral são muito utilizadas nas organizações, em conversas, entrevistas, reunioes telefonemas. Hoje os executivos ainda estão sujeitos a dar esclarecimentos à opinião publica , atendendo aos jornalistas.
      São comuns nos dias atuais os treinamentos no interior das organizações, tendo tendo sua delimitações ao uso de adverbios e adjetivos. Com isso temos um tema que é o tipo de linguagem a ser usada. Podendo ser enumeras as ideias, segue alguns tópicos que pode interessar a platéia.

      Tópicos
      Uso de giría
      Uso de palavras técnicas
      Uso de palavras respeitosas e de cortesia
      uso de adjetivos e advérbios
      Uso de expressões colocquiais, como pegae ele, pra mim ouvir, menas coisas
      Uso de gerundio
      uso de palavras de baixo calão
      Uso de diminutivo
      Uso de aumentativo
      Uso de siglas abreviadas.

Comunicação não verbal

A comunicação empresarial envolve tambem a comunicação gestual ou a comunicação não verbal. Justamente com as palavras são comunicadas nossas emoçoes, onde são transmitidas pelo tom da voz, pela expressão faciais, pelos gestos, pela postura e pelos olhos.

IDENTIDADE: a imagem da empresa

A identidade de uma empresa não se restringe apenas à sua logomarca. 
Ela é tudo aquilo que revela o que a empresa é, em sua essência: serviços, produtos, atendimento, relacionamento com seus clientes e funcionários, processos internos, equipes de trabalho, incentivos, participação no mercado em que atua, ou seja, tudo aquilo que é essencial para a existência da empresa.

Planejamento

Planejamento da comunicação empresarial afirma que um gestor de comunicação empresarial deve ser capaz de pensar e planejar estrategicamente, articular com uma equipe, atuando como gestor/executivo.

A estrutura, os departamentos que estão envolvidos com a comunicação dentro das organizações são:
      Relações públicas
      Acessória de Imprensa
      Marketing